sexta-feira, 1 de março de 2013

Dicas de como utilizar corretamente a Lima



Para atingir o resultado desejado no trabalho, a lima deve ser utilizada corretamente. Para cada tipo de serviço existe um modelo de lima, assim como uma forma de manejá-la.

A ação de limar
Basicamente, há três formas de trabalhar com a lima:


Limagem reta:

Movimento de vaivém longitudinal. A lima é empurrada sobre a peça diretamente para frente ou ligeiramente na diagonal.



Translimagem:

Com as mãos segurando as extremidades, a lima é empurrada e puxada sobre a peça.
Limagem em torno: a lima é movimentada contra a peça, que gira num torno. Para peças que possam ser danificadas devido à pressão no torno, devem ser colocados protetores de zinco, cobre ou alumínio entre elas e as garras do torno.
O modo de segurar

Quando a lima for utilizada com as duas mãos:

O cabo deve ficar acomodado na palma da mão, mais próximo da base do dedo mínimo. O polegar deve segurar o cabo em posição paralela ao comprimento deste. Na outra mão, a ponta da lima deve ficar presa entre o polegar e os dedos indicador e médio. Se o movimento não exigir muita pressão, o polegar da mão que segura a ponta pode ficar num ângulo reto em relação ao comprimento da lima.
O posicionamento da mão depende da pressão necessária para cada trabalho.

Quando apenas uma das mãos segurar a lima:

Para limar peças que não estão presas a um torno ou a uma morsa, geralmente o dedo indicador é colocado sobre o cabo, em linha com
a lima.
A movimentação da lima
Para uma limagem plana, os movimentos devem ser para frente, numa linha praticamente reta. O curso deve ser modificado apenas o suficiente para evitar sulcos na peça. Deve-se evitar o movimento de vaivém, pois este produzirá superfícies arredondadas. O movimento para trás deve ser leve, para não prejudicar a estrutura dos dentes da lima.
Como manter a lima cortando
A aplicação excessiva ou insuficiente de pressão na lima durante o trabalho reduz rapidamente sua vida útil. Cada material necessita de uma pressão diferente. E isso se obtém com a utilização da lima correta. É inútil e contraproducente tentar alcançar um desbaste maior com excesso de pressão, por exemplo. Para isso, deve ser utilizada uma lima mais resistente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário